O Grupo Chiesi pede #ActionOverWords na luta contra as mudanças climáticas

Página inicial > Notícias > O Grupo Chiesi pede...

Digite seu endereço de e-mail
E-mail inválido
E-mail enviado
Data: 10/05/2021

O Grupo Chiesi, a maior empresa farmacêutica internacional certificada B Corp, reforça a meta de tornar-se carbono neutro até 2035 com a campanha #ActionOverWords que visa encorajar compromissos mensuráveis de sustentabilidade e convidar a prestação de contas.

 

Parma (Itália), 10 de maio de 2021 – O Grupo Chiesi, empresa farmacêutica e de saúde com foco em pesquisa internacional, revela seu plano para se tornar carbono neutro até 2030 nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) e emissões indiretas de GEE de eletricidade e calor comprados ( escopo 1 e 2) e até 2035 em todas as outras emissões indiretas de GEE (escopo 3) em www.actionoverwords.org. O Grupo Chiesi é uma Benefit Corporation e certificada como B Corp, comprometida em operar cada vez mais seus negócios para garantir a sustentabilidade de longo prazo, minimizando o impacto ambiental de seus produtos e operações. Este plano de neutralidade de carbono é um marco importante na jornada de Chiesi para realizar esta missão.

 

As metas de redução da Chiesi foram aprovadas pela Science Based Target Initiative [1] (SBTi) e estão alinhadas com a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais até 2100. [2] Mas as metas da Chiesi também vão além desses requisitos.

 

Para se tornar carbono neutro até 2035, o Grupo Chiesi irá:

  • Até 2030, reduzir as emissões de GEE por unidade de produtos inalados vendidos em mais de 80% em relação às emissões de 2019. Até 2035, o objetivo é reduzir as emissões absolutas de GEE do escopo 3 do uso de produtos vendidos em 90% em relação a 2019, graças a um novo propelente de baixo potencial de aquecimento global usado para dispositivos inaladores.
  • Até 2030, reduzir as emissões diretas de GEE (escopo 1) e as emissões indiretas de GEE associadas à compra de eletricidade e calor (escopo 2) em 50% em relação a 2019. Isso será alcançado melhorando as operações de negócios, mantendo 100% de energia renovável consumo nas unidades da Chiesi que já o alcançaram e na transição para energia 100% renovável nas unidades restantes e eletrificação da frota de automóveis.
  • Compromete-se a divulgar seu inventário de emissões por meio do Carbon Disclosure Project [3] até o segundo trimestre de 2021, incluindo emissões diretas e indiretas (escopo 1, 2 e 3). Isso tornará a empresa ainda mais transparente e comparará anualmente o inventário de emissões da Chiesi com seus parceiros da indústria.
  • Adicionar a máxima credibilidade e confiança em seu compromisso, trabalhando com o processo de especificação internacionalmente reconhecido, o PAS 2060 [4], para demonstrar o valor e a eficácia dos planos do Chiesi, incluindo ações de redução, e compensação de carbono das emissões residuais de GEE e a verificação por uma terceira parte independente.

 

O Grupo Chiesi anuncia seu plano de carbono neutro com uma nova campanha, a #ActionOverWords, que enfatiza a importância do movimento global de sustentabilidade corporativa. A Chiesi não é a primeira empresa a se comprometer publicamente com a redução de sua pegada de carbono, mas, como a maior empresa farmacêutica certificada B Corp, quer aproveitar esse momento decisivo para iniciar uma conversa sobre a ação corporativa e a necessidade de passar da celebração de compromissos para celebrar um progresso mensurável.

 

Com a campanha #ActionOverWords, a Chiesi quer eliminar a linguagem dos compromissos de sustentabilidade corporativa. Esses compromissos geralmente se concentram em palavras ao invés de ações para alcançá-los, usando termos como carbono neutro, net zero e clima neutro alternadamente soando mais impressionante. Mas, até o momento, apenas alguns se referem aos padrões oficiais para medir o progresso em direção aos seus compromissos em um nível de empresa individual. Por enquanto, isso só existe para a neutralidade de carbono. [5] Os compromissos corporativos deixam de ser consistentes se as ações para alcançá-los não forem verificadas de forma independente de acordo com os padrões internacionais. Muitos compromissos também não incluem as emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma empresa e durante o uso do produto, conhecidas como emissões de escopo 3. Os compromissos da Chiesi cobrem os escopos 1, 2 e 3 e são aprovados pelo SBTi com as ações de mitigação verificadas de forma independente dentro do processo de especificação PAS 2060.

 

É hora de fazer declarações que significam algo e trazer à responsabilidade”, disse Ugo Di Francesco, CEO do Grupo Chiesi. “As empresas devem ser responsabilizadas pelo cumprimento de seus compromissos e a sociedade não deve esquecer as promessas feitas. É por isso que queremos nos comprometer com coisas que podem ser medidas e ousamos compartilhar nosso progresso publicamente. Com esta campanha, convidamos todos os nossos parceiros a se juntarem a nós neste caminho. ”

 

Padrões e estruturas de medição abrangentes e duradouros são essenciais para encorajar e monitorar o progresso em direção a uma sociedade de baixo carbono. Eles permitem que as empresas planejem e implementem metas de redução de carbono com precisão e transparência. E ajudam os cidadãos e os formuladores de políticas a identificar as medidas de mitigação que fazem a diferença.

 

Na Chiesi, estamos ao lado de todos aqueles que fazem sua parte para conter as mudanças climáticas ”, comenta Maria Paola Chiesi, Head de Valor Compartilhado e Sustentabilidade do Grupo Chiesi.Vemos nossa jornada de sustentabilidade como um processo contínuo, estamos sempre melhorando e estabelecendo metas mais rígidas. Nossas fortes crenças definem nossas ações e como fazemos negócios. Também temos o histórico para apoiar nossas palavras. ”

 

Visite o www.actionoverwords.org para saber mais sobre a campanha #ActionOverWords da Chiesi com os compromissos de neutralidade de carbono e histórico de sustentabilidade pública. Você também pode ler o último relatório de sustentabilidade da Chiesi aqui e o Manifesto de Sustentabilidade We Act aqui.

 

Mais informações sobre os esforços de sustentabilidade do Grupo Chiesi:

Esta declaração segue o compromisso de longa data da Chiesi de colocar a sustentabilidade ambiental e social no centro das operações - indo muito além da redução de carbono.

  • O grupo de saúde recebeu a certificação B Corp em junho de 2019. B Lab, uma organização sem fins lucrativos que atua como um movimento global de pessoas usando os negócios como uma força para o bem, avaliou o desempenho social e ambiental de todas as afiliadas da Chiesi por meio do B Impact Avaliação (BIA). A pontuação de impacto B verificada pelo laboratório B é 87,5 em comparação com a pontuação média de 50,9 de todas as empresas que concluíram o BIA. [6]
  • Em 2019, a Chiesi foi a primeira empresa farmacêutica a anunciar publicamente uma solução para abordar a pegada de carbono dos inaladores pressurizados dosimetrados (pMDIs) enquanto continuava a investir em tecnologia de DPI para fornecer muitas opções de tratamento terapêutico para pacientes que sofrem de asma e obstrução crônica necessidade de doença respiratória (DPOC). O primeiro inalador mínimo de carbono será lançado em 2025 e garantirá uma redução da pegada de carbono de 90%. A Chiesi está investindo ativamente € 350 milhões para acelerar o desenvolvimento e trazer esta solução inovadora para o mercado. [7]
  • Além disso, em 2019, a Chiesi co-criou os primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, permitindo que o Código de Conduta com seus fornecedores definisse diretrizes compartilhadas e exigisse que cada parte da cadeia de valor da Chiesi aderisse a um conjunto comum de princípios para alcançar um modelo de negócios mais sustentável e inclusivo. Sendo chamado de "Código de Interdependência" [8].
  • Em 2018, a Chiesi alterou sua estrutura e estatuto social, adotando o novo estatuto jurídico de Benefit Corporation na Itália e nos Estados Unidos, ao incorporar um duplo propósito de criação de valor compartilhado e, portanto, de geração de valor tanto para o seu negócio quanto para o sociedade e meio ambiente. Essa mudança tornou a sustentabilidade contratual, juridicamente vinculativa e central para todas as tomadas de decisão da empresa. Em 2020, a Chiesi França trabalhou para se tornar a primeira “Société à mission” (SAM) da indústria da saúde, uma oportunidade dada pela lei francesa desde maio de 2019. Isso foi anunciado em abril de 2021.
  • Em março de 2021, Chiesi ingressou no B Corp Climate Collective (BCCC), comprometendo-se com a “Race To Zero” da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Esta é uma campanha global para reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões e investidores por um futuro mais verde. O objetivo é criar impulso em torno da mudança para uma economia descarbonizada antes da COP26, onde os governos devem fortalecer suas contribuições para o Acordo de Paris.

 

Sobre o Grupo Chiesi

Com sede em Parma, Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional focado em pesquisa com mais de 85 anos de experiência no setor farmacêutico operando em 30 países. Realiza pesquisas, desenvolve e comercializa medicamentos inovadores para tratamento respiratório, cuidados especiais e doenças raras. O centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo está baseado em Parma e trabalha ao lado de 6 outros importantes centros de pesquisa e desenvolvimento na França, EUA, Canadá, China, Reino Unido e Suécia para promover seus programas pré-clínicos, clínicos e regulatórios. O Grupo emprega mais de 6.000 pessoas. Em 2019, a Chiesi se tornou a maior empresa farmacêutica B Corp certificada no mundo e, como tal, está comprometida com os mais altos padrões de conduta empresarial responsável comprovada, para melhorar a qualidade de vida humana de forma responsável em relação à sociedade e ao meio ambiente. Como uma Benefit Corporation e uma empresa B Corp certificada, a Chiesi é obrigada por lei a considerar o impacto de suas decisões sobre seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e meio ambiente. Como a Chiesi, o movimento global B Corp vê os negócios como uma força do bem. A empresa também está comprometida em se tornar neutra em carbono, gerando impacto zero no meio ambiente, até o final de 2035. Para mais informações: www.chiesi.com

 

[1] The Science-based Targets Initiative, “How it works?” www.sciencebasedtargets.org

[2] United Nations Framework Convention on Climate Change, “The Paris Agreement” www.unfccc.int 

[3] Carbon Disclosure Project www.cdp.net  

[4] British Standards Institution, “PAS 2060 Carbon Neutrality” www.bsigroup.com   

[5] Certified Carbon Neutral Global Standard, “The Carbon Neutral Protocol January 2021” www.carbonneutral.com British Standards Institution, “PAS 2060 Carbon Neutrality” www.bsigroup.com   

[6] B Corporation, “B Corp Directory: Chiesi Group” www.bcorporation.net     

[7] Chiesi Group, “Chiesi outlines €350 million investment and announces first carbon minimal pressurised Metered Dose Inhaler (pMDI) for Asthma and COPD” www.chiesi.com

[8] Chiesi Group, “Code of Interdependence” www.chiesi.com