Página inicial > Farmacovigilância

Digite seu endereço de e-mail
E-mail inválido
E-mail enviado

Na Chiesi Farmacêutica, temos um Sistema de Farmacovigilância a fim de assumir a responsabilidade sobre os nossos medicamentos (comercializados ou em fase de desenvolvimento clínico) e tomar medidas apropriadas quando necessário. Devemos assegurar que todas as informações relevantes em relação ao perfil risco-benefício dos nossos medicamentos são continuamente avaliadas, por isso, ao surgirem questões importantes de segurança, quando necessário, prontamente notificamos aos profissionais de saúde, pacientes e agências reguladoras, em conformidade com a legislação vigente.

 

O que é Farmacovigilância?

É a ciência e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Em linha com essa definição e em conformidade com a legislação vigente, os principais objetivos da Farmacovigilância são: 

  • prevenir danos causados por reações adversas em seres humanos;

  • promover o uso seguro e eficaz dos medicamentos, em especial, informações oportunas sobre a segurança dos medicamentos para os pacientes, os profissionais de saúde e o público em geral.

 

A Farmacovigilância é, portanto, uma atividade que contribui para a proteção do paciente e da saúde pública.

 

O que é um Evento Adverso?

É qualquer ocorrência médica desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com esse tratamento. Consideram‐se evento adverso: 

  • suspeita de reações adversas a medicamentos;
  • eventos adversos por desvios da qualidade de medicamentos;
  • eventos adversos decorrentes do uso não aprovado de medicamentos;
  • interações medicamentosas;
  • falta de eficácia terapêutica, total ou parcial;
  • intoxicações relacionadas a medicamentos;
  • uso abusivo de medicamentos;
  • erros de medicação, potenciais e reais.

 

O que é Reação Adversa?

É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

 

Como Notificar um Evento Adverso?

Qualquer pessoa pode relatar a ocorrência de um evento adverso, seja um paciente, um familiar/amigo de um paciente ou um profissional da saúde. Caso você, ou alguém que você conheça, tenha apresentado algum evento adverso durante o uso de um medicamento da Chiesi, por gentileza, entre em contato conosco por meio de qualquer um dos canais de comunicação mencionados abaixo.

 

Ressaltamos que todas as informações são extremamente confidenciais.

 

   Telefone
 0800 11 45 25
   Fax 
+55 11 3095-2800
   Formulário de notificação