Asma é uma doença inflamatória crônica que acomete as vias aéreas e está associada a sintomas respiratórios como sibilos (chiados), falta de ar, aperto no peito e tosse, que variam ao longo do tempo. É uma doença comum, que afeta cerca de 10% a 20% da população e indivíduos de todas as idades, e que costuma ser erroneamente chamada de bronquite alérgica.
Os brônquios são vias por onde entra e sai o ar que respiramos. Na asma, ocorre uma inflamação dos brônquios, que sofrem inchaço e estreitamento, ou seja, a passagem do ar fica mais difícil porque o tamanho interno dos brônquios fica diminuído.
Esse estreitamento ocorre por:
É Importante Saber Conviver com a Asma!
O asmático e sua família devem conhecer as causas e as consequências da asma, a fim de garantir uma vida normal, por meio do seu controle.
A asma pode ser controlada com tratamento adequado, permitindo que o pulmão funcione normalmente. Assim, o asmático pode ter uma vida ativa.
TOSSE, CHIADO, FALTA DE AR, SENSAÇÃO DE APERTO NO PEITO OU OPRESSÃO.
Os sintomas podem variar de acordo com cada caso!
Asma também é prevenção!
Referência: Gina, Global Initiative for Asthma, 2016
Este material foi elaborado pelo Departamento Médico-Científico (DMC) da Chiesi Farmacêutica Ltda., sendo de caráter meramente informativo. Lembre-se de que, em qualquer situação, somente seu médico pode prescrever os medicamentos adequados ao seu caso e orientá-lo sobre a melhor terapêutica.