A Chiesi é o primeiro grupo farmacêutico global a receber a certificação de Benefit Corporation, um reconhecimento com altos padrões sociais e ambientais. É algo para nos orgulharmos, e ainda assim é algo natural: cuidar dos outros é um caminho de saúde científica que sempre esteve nas nossas metas de trabalho.
A sustentabilidade sempre foi importante para a Chiesi, e hoje faz parte do nosso plano estratégico. Isso significa que somos comprometidos em melhorar a qualidade de vida de pacientes, para proteger o planeta e seus habitantes, dar suporte às nossas comunidades, para favorecer o desenvolvimento de nossos colaboradores e garantir a transparência no nosso trabalho. Como parte do processo, nós escolhemos nos tornar uma Benefit Corporation, um status jurídico inovador que permite servir um duplo propósito: não apenas gerando valor para os acionistas (shareholders), mas alcançando um benefício público geral. Internamente, lançamos o “We ACT – Actively Care for Tomorrow” um programa de sustentabilidade que engajou todos os colaboradores da Chiesi.
Leia mais sobre o nosso programa de sustentabilidade
A nossa certificação B Corp foi uma conquista verdadeiramente global e coletiva. Desde 2018, as 28 afiliadas estavam envolvidas no processo de avaliação e melhoria. Com um padrão de medição unificado nós fomos capazes de identificar áreas de evolução em toda a companhia e estabelecer as melhores práticas e espalhar entre as afiliadas ao redor do mundo. Um ano inteiro foi dedicado para definir e criar ações de melhoria no corporativo e nas afiliadas, envolvendo dezenas de pessoas nas equipes dos países.
B Corps são empresas que equilibram lucro e propósito, atendendo aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal. O movimento B Corp inclui mais de 2.700 empresas em 64 países, com o objetivo comum de usar os negócios como uma força do bem. Tornar-se um B Corp requer atingir uma pontuação mínima na Avaliação de Impacto B (BIA), uma avaliação rigorosa do impacto da empresa nos seus colaboradores, clientes, comunidade e ambiente, e publicar um Relatório de Impacto Anual para transparência.