Grupo Chiesi é a maior empresa farmacêutica no mundo a ser premiada com a certificação B Corporation

Página inicial > Press Releases > Grupo Chiesi é a maior empresa...

Digite seu endereço de e-mail
E-mail inválido
E-mail enviado
Data: 22/02/2019
  • As organizações certificadas como B Corporations atendem aos mais altos padrões verificados de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.
  • O Grupo Chiesi recebe a certificação B Corp da B Lab, uma organização global líder em sustentabilidade e sem fins lucrativos, em reconhecimento às suas práticas de sustentabilidade corporativa.
  • O Grupo Chiesi se junta a um movimento global, abrangendo 64 países através de 150 indústrias, buscando mudar o papel das empresas na sociedade.

 

 

Parma (Itália), 6 de junho de 2019 - A Chiesi, grupo internacional de saúde com foco em pesquisa (Grupo Chiesi), anuncia hoje sua Certificação B Corporation. O anúncio vem da B Lab, um organismo sem fins lucrativos que atende um movimento global de pessoas que usam os negócios como uma força para o bem. A B Lab avaliou o desempenho social e ambiental de todas as 28 afiliadas da Chiesi, com base na Avaliação de Impacto B (BIA), a avaliação mais utilizada para medir o impacto de uma empresa sobre os seus trabalhadores, comunidade, ambiente e clientes: um padrão global, bem como uma ferramenta de benchmarking com mais de 70 mil empresas no mundo.   

"A Certificação B Corp é um reconhecimento oficial do nosso compromisso de longo prazo em melhorar a qualidade de vida humana, de forma responsável para com a sociedade e o meio ambiente. Não se trata de um ponto de chegada, mas de uma filosofia empresarial que conduzirá todas as nossas escolhas no futuro.” Comentou Ugo Di Francesco, CEO do Grupo Chiesi. "Estamos cientes de que fazemos parte de um sistema frágil e que o nosso sucesso está entrelaçado com o sucesso do próprio sistema. A sociedade, a comunidade, os pacientes, os nossos colaboradores e todo o planeta são as suas partes vivas, que temos de proteger e desenvolver".

"Estamos animados por ter o Grupo Chiesi nas classificações das B Corporations  certificadas", diz Nathan Gilbert, Diretor Executivo da B Lab Europe, a organização sem fins lucrativos que certifica B Corps europeias. "Para obter a certificação B Corp, a Chiesi tem demonstrado liderança e inovação. Agora certificada, a Chiesi traz uma oportunidade única de construir mais consciência do movimento B Corp entre outras empresas do setor e além.  Estamos ansiosos por trabalhar com a Chiesi para inspirar outras empresas a se juntarem a esta jornada".

 

Como resultado da avaliação, o Grupo Chiesi iniciou um plano de melhoria global, integrado com o Plano Estratégico de Sustentabilidade, para aumentar o impacto positivo da empresa na sociedade e permitir a integração natural da sustentabilidade no modelo de negócio do Grupo, tornando-se assim elegível para certificação. O processo teve início em 2018 e durou mais de um ano e meio. Como parte desse processo, a Chiesi optou por se tornar uma Benefit Corporation, um novo estatuto jurídico sob a lei italiana (Lei n.º 208/2015) e a lei americana (Delaware). Essa forma jurídica permite que as empresas busquem um duplo objetivo: não apenas criar valor para os acionistas (shareholders), mas também buscar explicitamente um benefício público geral, ou seja, um impacto material positivo na sociedade e no meio ambiente, avaliado com base em um padrão de terceiros. A equipe de liderança da Chiesi tem trabalhado em sua trajetória de inovação sustentável e B Corp em estreita cooperação com a equipe consultiva da Nativa, parceiro da B Lab na Itália.

"Ficamos impressionados com o empenho, a liderança e a abertura da Chiesi em desafiar-se continuamente, para pôr em prática os seus valores e avançar para a sua visão. As pessoas da Chiesi demonstram que os negócios podem realmente ser uma força para o bem", comentou Paolo Di Cesare, co-fundador da Nativa.

Em paralelo, a empresa lançou internamente o programa We ACT - We Actively Care for Tomorrow - um projeto que envolve toda a população Chiesi, aumentando a conscientização e restringindo comportamentos e processos a outros mais sustentáveis. 

"Hoje celebramos este importante reconhecimento, graças ao extraordinário compromisso e paixão de todas as pessoas que fazem a Chiesi. No futuro, olharemos para 2019 como um marco na história do Grupo Chiesi. Acreditamos que há sempre uma maneira melhor de fazer as coisas e agora, mais do que nunca, os desafios sociais e ambientais do nosso tempo exigem um novo papel e um novo compromisso de todas as empresas", comentou Alberto Chiesi, Chairman do Grupo Chiesi. "A Chiesi está pronta para assumir este papel e, em continuidade com a nossa história, renovar o nosso compromisso de ter um impacto positivo nas pessoas, na sociedade e no planeta.

“De fato, a Chiesi é o primeiro grupo farmacêutico global a receber a Certificação B Corp ”, acrescentou Maria Paola Chiesi, Head da área de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Chiesi.“ Esperamos que outras empresas farmacêuticas entrem em breve no movimento B Corp para testemunhar o compromisso do setor farmacêutico em garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 das Nações Unidas. A saúde do nosso planeta e dos seus habitantes merece os nossos melhores esforços.”

Para Rodrigo Lorca, presidente da Chiesi no Brasil, receber essa certificação atesta a dedicação e o compromisso da organização na implementação de práticas empresariais sustentáveis. “Nos últimos anos, importantes projetos foram realizados em nossa organização para nos adaptarmos a um mundo cada vez mais consciente da sua responsabilidade na conservação do nosso planeta e do avanço social. Temos orgulho de sermos uma empresa que segue os padrões internacionais de qualidade, proteção do meio ambiente e segurança, atestados através da certificações ISO 14001 e OHSA 18001, com foco na ética e no desenvolvimento de pessoas, como demonstram nossos reconhecimentos obtidos pelo Pró-Ética (parceria entre a Controladoria Geral da União e o Instituto Ethos) e Top Employers Institute”, explica o executivo.

 

Clique aqui para ver o vídeo.

 

##

 

Certified B Corporations®

B Corps® ou Certified B Corporations®, são empresas que atendem aos mais altos padrões verificados de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito. B Corps formam uma comunidade de líderes e impulsionam um movimento global de pessoas usando os negócios como uma força para o bem: sua atividade econômica, além de gerar lucro, cria um impacto positivo medido e certificado nas pessoas, na sociedade e no meio ambiente. As Certified B Corporations obtêm uma pontuação verificada na Avaliação de Impacto B - uma medição rigorosa e material do impacto de uma empresa sobre seus trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente - e tornam seu Relatório de Impacto B transparente em bcorporation.net. As B Corps estão presentes em 150 setores e em mais de 60 países. O movimento B Corp tem um único objetivo: redefinir um novo paradigma de negócios adequado aos nossos tempos, concreto e replicável. As B Corps, através da Avaliação de Impacto B, medem todos os seus impactos de forma tão rigorosa quanto os seus lucros. A combinação de validação por terceiros, transparência pública e responsabilidade legal ajuda as Certified B Corps a construir confiança e valor. A Certificação B Corp é administrada pela organização sem fins lucrativos B Lab. www.bcorporation.net

 

Sobre a B Lab

A B Lab é uma organização sem fins lucrativos que atende um movimento global de pessoas usando o negócio como uma força para o bem™. Suas iniciativas incluem a Certificação B Corp, a administração dos programas Gestão de Impacto B e a defesa de estruturas de governança como a corporação beneficente. A visão da B Lab é de uma economia inclusiva e sustentável que cria uma prosperidade compartilhada com todos. 

 

 

Grupo Chiesi

Com sede em Parma, Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional orientado para a pesquisa, com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, e está presente em 27 países. O grupo pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos inovadores nas áreas das doenças respiratórias, dos cuidados especiais e das doenças raras. O centro de Investigação e Desenvolvimento do Grupo está sediado em Parma (Itália) e integrado com outros 6 importantes grupos de pesquisa e desenvolvimento na França, nos EUA, no Reino Unido e na Suécia, para promover os seus programas pré-clínicos, clínicos e de registro. O Grupo emprega cerca de 5.700 pessoas. O Grupo Chiesi é uma Benefit Corporation. Para mais informações, visite www.chiesi.com