Indivíduos com fibrose cística podem apresentar diversos sintomas, tais como: suor salgado, tosse persistente, algumas vezes com secreção (catarro), chiados no peito ou falta de ar, apetite excessivo com baixo ganho de peso corporal e fezes gordurosas e volumosas. A gravidade da fibrose cística pode variar de pessoa para pessoa, independentemente da idade, e pode ser determinada principalmente pela extensão pulmonar afetada.
O diagnóstico de fibrose cística é clínico, podendo ser confirmado pela detecção de níveis elevados de cloreto de sódio no suor ou por estudo genético com a identificação de duas mutações para fibrose cística, associados a exames de função pulmonar para monitorização da doença respiratória.
O tratamento das manifestações pulmonares de todo paciente com fibrose cística deve incluir um programa de fisioterapia respiratória, hidratação e tratamento das infecções respiratórias com antibióticos, anti-inflamatórios e fluidificação das secreções com uso de agentes osmóticos e mucolíticos.
Referências consultadas:
Este material foi elaborado pelo Departamento Médico-Científco (DMC) da Chiesi Farmacêutica Ltda., sendo de caráter meramente informativo. Lembre-se que, em qualquer situação, somente o seu médico pode prescrever medicamentos e orientá-lo sobre a melhor terapêutica.