Farmacêutica Marca seus 40 Anos no Brasil com Expansão de Fábrica

Página inicial > Press Releases > Farmacêutica Marca seus 40 Anos no...

Digite seu endereço de e-mail
E-mail inválido
E-mail enviado
Data: 29/06/2016

O Grupo Chiesi, empresa farmacêutica com mais de 80 anos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de medicamentos e novas tecnologias, está completando 40 anos no Brasil. Presente no país desde 1976, em agosto de 1981 a Chiesi inaugurou sua fábrica em Santana de Parnaíba, São Paulo. E, para marcar a data, a empresa está em fase de expansão e modernização e anunciou um investimento de R$ 21 milhões até 2020. 

A expansão faz parte de uma estratégia da companhia para atender à demanda global do medicamento Clenil® (beclometasona), um corticoide inalatório indicado para asma, rinite, sinusite e rinofaringite, fazendo com que a fábrica brasileira absorva mais uma parte do volume global. “Nesse investimento, teremos a reforma geral da área e a aquisição de novos equipamentos, automatizando parte do processo e aumentando a capacidade produtiva na linha de líquidos”, acrescenta José Fernando Almeida, gerente-geral da Chiesi no Brasil.

O aumento na produção do medicamento no país deverá ser de, pelo menos, 4 milhões de unidades, reforçando ainda mais a importância da Chiesi Brasil no alcance dos resultados do grupo. “Atualmente, nossa fábrica produz 13 milhões de unidades, dos quais 3,5 milhões são exportados para a Europa, o que representa cerca de 25% do total produzido. Com esse investimento, estaremos exportando mais de 7 milhões de unidades, atendendo a uma demanda de 26 países, entre Europa e norte da África. Com esse aumento, nosso volume para exportação atingirá aproximadamente 50% do total produzido”, explica Fernando Almeida.

Ao longo dos 40 anos, a Chiesi Brasil fez a transferência de tecnologia de importantes produtos corporativos, como o Bamifix® (cloridrato de bamifilina), indicado no tratamento de bronquite asmática, doença pulmonar obstrutiva crônica e asma; o Manivasc® (dicloridrato de manidipino), para pressão alta e hipertensão em pacientes com alterações dos rins e/ou diabetes; e toda a linha de aerossol. Há seis anos, também foi feita a troca para o novo propelente Clenil® HFA, além do Clenil Nasal Aquoso (dipropionato de beclometasona), que agora terá o processo produtivo de acordo com os padrões de fabricação da matriz. 

Para os próximos anos, a Chiesi irá lançar uma nova medicação para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e também uma nova apresentação do Fostair® (dipropionato de beclometasona + fumarato de formoterol), que será indicado para pacientes com asma brônquica de mais difícil controle. 

“Sem dúvida que o marco dos 40 anos por si só demonstra o compromisso da Chiesi com o Brasil, mas queremos mais. Estamos investindo na fábrica para dobrar a exportação e temos um plano estratégico concreto de crescimento não orgânico, buscando ativamente aquisições que façam sentido com o nosso portfólio presente e futuro”, afirma o gerente-geral da Chiesi no Brasil.