Parma (Itália), 16 de julho de 2020 - A Chiesi Farmacêutica, um grupo farmacêutico internacionalmente focado em pesquisas, anuncia a publicação do seu relatório de 2019. Este documento oficial, elaborado com a ajuda da Nativa, ilustra o que o grupo fez para alcançar seu objetivo de incorporar a sustentabilidade em seu modelo de negócio diário como uma empresa B Corp e Benefit Company, juntamente com seus resultados financeiros e estratégicos. O relatório está disponível no site do grupo, www.chiesi.com, clique aqui.
Observando os dados de 2019, as receitas totais da Chiesi totalizaram €1,992.81 milhões, dos quais €1,376.4 milhões foram gerados na Europa, €340.3 milhões nos países emergentes e €273.1 milhões nos EUA. As receitas do grupo no ano passado aumentaram em relação ao ano anterior em 12,7%. O EBIT (lucro antes de juros e impostos) aumentou de €362.7 milhões em 2018 para €424.7 milhões em 2019 (21.3% em 2019 em comparação a 20.5% em 2018). O portfólio respiratório continua sendo a principal área terapêutica, com receita total de €1,213.5 milhões em 2019.
O número de pessoas empregadas no mundo inteiro pela Chiesi em 2019 atingiu cerca de 6 mil, das quais mais de 50% são mulheres. Um total de 65% dos funcionários tem entre 30 e 50 anos de idade. A empresa reduziu as emissões de CO2 nos âmbitos 1 & 2 (Âmbito 1 - Emissões diretas, Âmbito 2 - Emissões indiretas baseadas no mercado da eletricidade adquirida e utilizada) em 11% em comparação com 2018 e conseguiu um aumento de 4.5 vezes no uso de energia renovável em suas fábricas e escritórios. Uma tendência positiva que reforça o objetivo do Grupo de tornar-se Carbono Neutro até o final de 2035.
“O ano de 2019 foi além das expectativas e permitiu à empresa atingir um faturamento de quase €2 bilhões - confirma Ugo Di Francesco, CEO do Grupo Chiesi-. Esse desempenho representa um marco importante no crescimento do grupo, que fez um progresso significativo em 2019, quando foram criadas afiliadas na Austrália e Nova Zelândia e foi criada a Unidade de Negócios Global de Doenças Raras, localizada em Parma e Boston (Massachusetts, EUA). Essas são apenas algumas das conquistas realizadas junto com os muitos desafios que a empresa ainda enfrenta este ano, um ano que nos obrigou a lidar com a emergência de saúde global, mas também demonstrou a incrível resistência e capacidade de reação dos 6 mil colaboradores que compõem a empresa. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer mais uma vez a todos da Chiesi ”.
A transparência é uma questão fundamental para Chiesi, particularmente no que diz respeito à representação e transmissão de seu impacto na sociedade e no meio ambiente. É por isso que a empresa decidiu criar um relatório único, abordando questões financeiras, sociais e ambientais, gerando valor agregado ao fornecer uma explicação completa e transparente do impacto que seu próprio modelo de negócio tem na sociedade e no meio ambiente.
O relatório é inspirado em uma análise proposta pelo renomado economista e ensaísta americano Jeffrey Sachs, ou seja, com quatro dimensões para fornecer uma visão abrangente da maneira como a empresa se alinha com a Agenda das Nações Unidas para 2030. Objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável: produtos, processos, cadeia de valor global e cidadania corporativa [1].
“Esse momento da história enfatizou o quão essencial é a resiliência e a sustentabilidade dos modelos de negócios para o nosso futuro, e é por isso que é fundamental que as empresas implementem medidas práticas para demonstrar e gerenciar seu impacto para garantir um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. A crise social e ambiental que a humanidade enfrenta atualmente exige um esforço coletivo sem precedentes - afirma Maria Paola Chiesi, Head de Valor Compartilhado e Sustentabilidade -. Não basta que as empresas, uma força motriz fundamental para a evolução dos sistemas econômicos, declarem que pretendem direcionar suas ações para os ODS. Eles precisam ser completamente incorporados à estratégia da empresa, a fim de atuar como uma força para o bem da sociedade e da biosfera. Quando isso acontece, a geração de relatórios se transforma de uma prática formal para uma ferramenta evolutiva ”.
Assim, essa análise dos negócios da Chiesi fornece uma descrição dos processos da empresa, da Cadeia de Valor Global, da Cidadania Corporativa e do compromisso com os pacientes nas quatro áreas terapêuticas do grupo: respiratória, neonatologia, doenças raras e cuidados especiais. Ao fazê-lo, ele atende aos padrões da Global Reporting Initiative, uma organização sem fins lucrativos criada para apoiar as empresas na elaboração de relatórios sobre desempenho sustentável, integrando os objetivos do Relatório de Impacto, documento que a Chiesi deve publicar anualmente como uma Benefit Company e que inclui a pontuação atribuída à empresa como uma B Corp certificada. As informações são apresentadas de maneira a destacar os desafios a serem enfrentados e superados sem simplesmente aumentar o valor dos resultados alcançados.
O Grupo Chiesi
Sediada em Parma, Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional orientado para a pesquisa com 85 anos de experiência no setor farmacêutico e opera em 29 países. O Grupo realiza pesquisas, desenvolve e comercializa medicamentos inovadores para tratamento respiratório, medicamentos para cuidados especiais e doenças raras. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo está sediado em Parma e faz parte de outros 4 importantes grupos de P&D na França, EUA, Reino Unido e Suécia para promover seus próprios programas pré-clínicos, clínicos e de registro. O grupo emprega cerca de 6.000 pessoas. A Chiesi é uma empresa B Corp certificada.
Para obter mais informações, visite nosso site www.chiesi.com
Contatos de mídia:
Valentina Biagini
Senior Group Communication Manager
Tel: +39 348 7693 623
Email: v.biagini@chiesi.com
Alessio Pappagallo
Group Communication Manager
Tel: +39 339 5897483
Email: a.pappagallo@chiesi.com
[1] Columbia Center on Sustainable Development, “Alinhando as empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” - Resumo dos procedimentos da conferência, novembro de 2019.